#VoteNelas: Nilcea Freire

Por #AgoraÉQueSãoElas

Por Nilcea Freire*

Todos os dias quando saio em minha caminhada buscando votos para eleger-me vereadora do Rio, cidade onde nasci e que amo, me pergunto por que me lancei nesse desafio em tempos tão difíceis.  Esta é a primeira vez que me candidato, motivada justamente pelo desejo de contribuir neste momento, com a valorização e ressignificação da atividade política em nosso país.

Nossa, ainda jovem, democracia carece da representatividade de todas e todos que contribuem social e economicamente para o desenvolvimento de nosso país e de nossa cidade. Mulheres em toda sua diversidade, jovens negros e negras, e população LGBT estão excluídos da cena política tradicional. Na Câmara de Vereadores do Rio, temos apenas 05 mulheres, sendo que nenhuma é negra. Nossa cidade para além de ser maravilhosa, tem que ser justa e inclusiva.

Quero ser vereadora porque acredito que a política local pode ser transformadora. Quero ser vereadora para combater a enorme desigualdade existente entre os diferentes territórios desta cidade.

Quero ser vereadora por um Rio de direitos. O direito a influenciarmos o desenho das políticas públicas no município, bem como a definição das prioridades orçamentárias através de metodologia de orçamento participativo.

Quero ser vereadora para que as mulheres se sintam seguras nas ruas e em seus lares, quero ser vereadora para que saúde e educação estejam integradas em um projeto de ampliação do acesso a estes bens comuns e à melhoria da qualidade dos serviços ofertados.

Quero ser vereadora para que a autonomia e a contribuição econômica das mulheres seja reconhecida. Quero ser vereadora para ampliar o acesso, o número e a qualidade das creches em todos os territórios, principalmente naqueles mais negligenciados pelo poder público atual.

Quero ser vereadora para contribuir com o pleno exercício da cidadania através da arte, cultura e lazer. Quero ser vereadora para garantir que o ir e vir nesta cidade não seja uma corrida de obstáculos.

Quero lutar com toda minha força, vontade e a experiência acumulada em todos os cargos públicos que já exerci em minha vida, por uma cidade inclusiva, justa, sustentável que considere e respeite os direitos das mulheres na sua integralidade, pluralidade, complexidade e dimensões de classe, raça, etnia, idade e deficiências.

Temos o direito de ver de perto nossa cidade voltar a cantar!

Por um Rio que seja realmente de direitos!

* Nilcea Freire é candidata a vereadora pelo PSOL.